Aliança SIPA apresenta pesquisas no Cerrado para mestrado profissional do PRS Cerrado, UFLA e IABS

Na última semana do mês de junho, a Aliança SIPA esteve com os alunos e professores da 2º edição do Mestrado Profissional realizado pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). O objetivo do encontro foi auxiliar na capacitação dos mestrandos na disciplina de “Sistemas Sustentáveis: Tecnologias e aplicações para a produção agropecuária no Cerrado” com a apresentação dos experimentos conduzidos no Cerrado Mato-grossense.

A semana se iniciou no Câmpus da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com aulas teóricas ministradas pelos professores Carla Ávila, Daniel Casagrande e Márcio Lara, da UFLA. Em seguida, aconteceram duas aulas práticas ministradas pelos integrantes do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI-UFR)/Aliança SIPA: professores Laércio Santos Silva e Izabela Gomes, do Departamento de Zootecnia da UFR; doutoranda Gabriela Castro Pires e mestrando Luiz Guilherme de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFPR; e mestranda Jossanya Benilsy, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFR.

As aulas práticas aconteceram nos experimentos conduzidos pelo GPISI-UFR/Aliança SIPA no município de Rondonópolis/MT pelo professor e vice-diretor da Aliança SIPA, Edicarlos Damacena de Souza, que orienta alunos de graduação e pós-graduação com seus estudos científicos no local. A turma que os visitava, por sua vez, era composta por 24 alunos provenientes de 5 estados brasileiros diferentes.

O primeiro experimento visitado foi o de “Manutenção da viabilidade da cultura da soja em solos arenosos com a introdução de SIPA”, instalado em 2017 no Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). O experimento possui combinações de sistemas de manejo de culturas de cobertura com níveis crescentes de diversidade funcional, e a cultura da soja é cultivada em sucessão na safra. Esse experimento demonstra que a soja pode ter boa produtividade em solos arenosos quando há uma maior diversidade funcional no sistema, ou seja, maior riqueza de espécies de plantas cultivadas no local com ação do pastejo animal entre uma safra e outra, que possibilita maior qualidade ao sistema.

O segundo experimento visitado foi o de “Adubação de sistemas como alternativa para intensificação sustentável em SIPA no Cerrado”, instalado na Fazenda Guarita no ano de 2019. Ali, a soja é cultivada na safra e o pasto com entrada de animais em método de pastoreio rotatínuo na safrinha. Esse experimento demonstra que, onde ocorre a antecipação da adubação de fósforo e potássio, que ocorreria na soja, para o pasto, há melhorias na qualidade do sistema que resulta em maior produção do pasto, potencializando a produção animal sem afetar a produtividade da soja.

Para finalizar, recolhemos um depoimento do Eng. Agrônomo e aluno do Mestrado Profissional, Paulo Sérgio Silva Ramos: “Para mim foi muito enriquecedor tanto as aulas na UFR, quanto às aulas práticas e aulas no campo, onde pude ver os resultados práticos de tecnologias que funcionam e promovem o aumento da produtividade dos sistemas. Na oportunidade eu e os demais alunos, conhecemos a Aliança SIPA, e alguns integrantes, e podemos entender a importância da Aliança SIPA.”

Difundir o conhecimento gerado nas pesquisas para a comunidade acadêmica e rural é uma das principais missões da Aliança SPA!

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb