Experimentos

Conheça a base da ciência destinada à informação

Atualmente, a base da geração do conhecimento científico difundido pela Aliança SIPA é toda fundamentada em sete experimentos, os quais englobam diferentes regiões produtoras do trópico e subtrópico brasileiro. Os experimentos são todos de longo prazo e embasados em sistemas integrados de produção agropecuária, gerando informações confiáveis e totalmente seguras de serem aplicadas.

A condução dos experimentos tem por responsabilidade três das mais renomadas universidades do país, sendo elas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). As universidades, a partir da pesquisa produzida por trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, têm o compromisso de gerar informação e difundi-la de forma a completar a cadeia do conhecimento.

Conheça nossos Experimentos

Tupã – Inserindo a pecuária no contexto produtivo da soja

 

O experimento está sendo conduzido em semeadura direta, desde 2001, em área pertencente à Fazenda do Espinilho (São Miguel das Missões).

O solo é classificado como Latossolo Vermelho argiloso, profundo e bem drenado. O sistema compara a introdução de pastagens de inverno em rotação com lavouras de soja com áreas sem integração. A área total do experimento é de aproximadamente 22 hectares. Os tratamentos constam de diferentes alturas de manejo do pasto: 10, 20, 30 e 40 cm e um tratamento sem pastejo. Utilizam-se bovinos jovens, com idade ao redor de 12 meses em pastoreio contínuo da primeira quinzena de julho se estendendo até a primeira quinzena de novembro, quando dá lugar ao cultivo da soja até abril/maio. A hipótese porta sobre o impacto das intensidades de pastejo sobre a produção animal e de soja em sucessão.

ILPZINHO – Produzindo ovinos em rotação com soja

O experimento vem sendo conduzido sob plantio direto desde 2003 na Estação Experimental Agronômica da UFRGS (Eldorado do Sul/RS) em Argissolo Vermelho de textura franco-arenosa, com relevo levemente ondulado e área total de 4,8 ha. No inverno, as unidades experimentais recebem azevém anual, manejado com dois métodos de pastoreio: contínuo e rotativo, e duas intensidades de pastejo: 2,5 e 5,0 vezes o potencial de consumo de cordeiros em terminação.

O ajuste de carga dos animais é feito a cada fim de ciclo do pastoreio rotativo e a lotação variável é reajustada pela previsão da produção do pasto no ciclo de pastejo. No verão, as unidades são subdivididas em dois sistemas de produção: um com monocultura de soja e outro com rotação anual de soja/milho. No ano de 2017, esse experimento sofreu modificação e hoje tem como objetivo principal avaliar o impacto da adubação de sistemas (somente no inverno, no azevém, ou no verão, na soja), nos atributos de solo, produção animal de ovinos e de grãos de soja.

A condução do experimento segue semelhantemente, utilizando-se ovinos em pastejo com carga variável, objetivando-se manter uma altura do pasto de 15 cm do azevém. A hipótese do atual experimento porta sobre o efeito do momento da adubação fosfatada e potássica sobre as produções agrícolas e pecuárias, bem como nos principais atributos do solo.

Cristal - Diversificando a produção agropecuária em terras baixas

O experimento vem sendo conduzido desde 2013 na Fazenda Corticeiras, (município de Cristal/RS), em Planossolo Háplico, com relevo plano e área de 18 ha em plantio direto em quatro dos cinco sistemas. Os sistemas investigados representam diferentes cenários de produção de arroz em terras baixas na metade sul do RS.

O ciclo pastagem utiliza novilhos de corte em pastoreio contínuo. A partir do inverno de 2017, os sistemas receberam novas adaptações, principalmente envolvendo o momento da adubação. Objetivando- se avaliar a eficiência de uso dos nutrientes dos diferentes sistemas, somente o sistema de produção referência, com produção de arroz em monocultivo e intenso revolvimento do solo receberá adubação no verão, com os demais sistemas recebendo toda adubação no período do inverno, caracterizando uma adubação sistêmica. A hipótese porta sobre o impacto da pastagem introduzida nas rotações agrícolas e a diversidade espacial (intensidade) e temporal (duração) dessas rotações.

NITA – Sistemas integrados de produção agropecuária na promoção da sustentabilidade em área de proteção ambiental

A área de 32 hectares do protocolo experimental do NITA está localizada na Fazenda Experimental Canguiri da UFPR, que integra a Área de Proteção Ambiental do Iraí, no município de Pinhais-PR.

Desde 2012, são estudados os aspectos produtivos e as relações ecológicas dos sete possíveis arranjos de sistemas de produção constituídos dos componentes agrícola, animal e florestal. Também são estudadas estratégias que viabilizam a produção agropecuária sem o uso de defensivos agrícolas sintéticos, como o plantio direto na planta.

 

IMA 1– Manutenção da viabilidade da cultura da soja em solos arenosos com a introdução de SIPA

O presente experimento está instalado, desde 2017, em área experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), na cidade de Rondonópolis-MT, em um Argissolo vermelho.

O experimento consta de combinações de sistemas de manejo de culturas com níveis crescentes de diversidade de plantas (Diversidade Funcional). A cultura da soja é cultivada na safra (as vezes rotacionada com milho) e o pasto é inserido na segunda safra, com exceção ao sistema de pousio, com pasto solteiro por 8 meses, pasto consorciado (com espécies de 4 famílias) por 8 meses, pasto consorciado (com espécies de 4 famílias) por 20 meses e um sistema com maior diversidade com a introdução de animais para pastejo.

O principal objetivo do experimento é o de dispor de informações para adequado manejo de solos arenosos cultivados com a cultura da soja no Mato Grosso.

 

IMA 2– Viabilização da cultura do algodão em solos arenosos no Mato Grosso

O presente experimento está instalado, desde 2017, em área experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), na cidade de Rondonópolis-MT, em um Argissolo vermelho.  O experimento consta de combinações de sistemas de manejo de culturas com níveis crescentes de adição de resíduos e de diversidade de plantas na fase de pastagem, com foco em adicionar matéria orgânica em quantidade e qualidade suficientes para incrementar a população e diversidade de microrganismos do solo, com reflexos na qualidade do solo e sustentabilidade do sistema de produção de algodão em solos arenosos.

 

Fazenda Guarita - Adubação de sistemas como alternativa para intensificação sustentável em SIPA no Cerrado

O Experimento está sendo conduzido desde 2019 na Fazenda Guarita (Rondonópolis – MT), em uma área de 22 ha em um Latossolo Vermelho distrófico.

O sistemas investigam como o momento da adubação (P e K) e a adubação nitrogenada no pasto de sistemas integrados de produção agropecuária podem causar efeitos nas relações solo-planta-animal-atmosfera.

Se espera que a antecipação da adubação na safrinha promova melhorias na qualidade e produção do pasto, potencializando a produção animal sem afetar negativamente a produtividade da soja.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb