Contribuições da Aliança SIPA

Difusão do conhecimento

A difusão do conhecimento consiste na complementação da sua geração, objetivando atingir o “público alvo” final das pesquisas realizadas que, no mundo Agro, consistem em produtores rurais e estudantes das Ciências Agrárias. O objetivo é atender ao indivíduo que busca informações com um propósito definido, visando encontrar algo que possibilite alterar o seu nível de conhecimento, selecionando e processando a informação. Além disso, mais recentemente, algumas estratégias de divulgação do conhecimento gerado que visam conscientizar, a sociedade como um todo, da importância da produção de alimentos mais sustentável, vem sendo também realizadas.

Para isso, a Aliança SIPA difunde seu conhecimento através de ações, como eventos (dias de campo), boletins e informativos técnicos e formação de recursos humanos para atuação no ensino/pesquisa/extensão.

 

Impactos sociais

PISA 

O PISA é um conceito de produção sustentável que impacta na qualidade de vida do produtor rural transformando o seu modelo de produção para sistemas mais rentáveis e menos vulneráveis, o que promove satisfação e orgulho no seio da família. Esse projeto foi desenvolvido em 2008 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com coordenação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, ele é liderado pela Aliança SIPA e já foi implementado em mais de 1.800 propriedades rurais no Sul do Brasil. Ele é levado aos produtores rurais pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE-RS), sendo em sua maioria para os pequenos produtores familiares de leite que têm dificuldades na gestão do seu negócio, elevados custos e carga de trabalho. Logo, o PISA alcança essas famílias propondo soluções sustentáveis e duradouras se orientando pelas quatro dimensões de sustentabilidade estabelecidos pela FAO: sustentabilidade ambiental, resiliência econômica, boa governança e bem-estar social.

Bolsas de Pesquisa e Extensão 

A Aliança SIPA apoia financeiramente os pesquisadores de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado por meio de bolsas de pesquisa com o objetivo de incentivá-los a contribuírem para o desenvolvimento científico dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária via estudos em diversas regiões do Brasil. Entre os anos de 2019 e 2022, a Aliança SIPA forneceu aos seus colaboradores mais de 500 mensalidades de bolsas de pesquisa e extensão no Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. 

Financiamento de experimentos de longo prazo 

Através da Aliança SIPA, é possível construir uma ponte entre o capital de investimento das instituições privadas e a ciência desenvolvida nas universidades públicas. Essa parceria é muito importante para que a comunidade científica consiga os recursos necessários para realizar as atividades de pesquisa, como: materiais para a instalação e manutenção de experimentos, coleta em campo, transporte de amostras, análises em laboratório, entre outros. Com essa ponte, é possível manter experimentos de longa duração em andamento e garantir com que a ciência consiga ser desenvolvida. 

Interações com a sociedade  

O conhecimento científico gerado por meio da parceria público-privada é difundido para produtores rurais e estudantes através de ações, como eventos (dias de campo), boletins e informativos técnicos e formação de recursos humanos para atuação no ensino/pesquisa/extensão. Essa difusão promove a conscientização da importância da produção de alimentos mais sustentável para a sociedade como um todo, ao mesmo tempo que ensina os caminhos sustentáveis para alcançá-la.

Impactos ambientais

A sociedade, vem nos últimos anos, aumentando a pressão sobre os sistemas de produção agropecuários exigindo cada vez mais a responsabilidade ambiental. Assim, a promoção de formas de agricultura que possam ao mesmo tempo que produzir alimentos ser mais sustentáveis para o meio ambiente devem ser desenvolvidas. Nesse sentido, o NITA da UFPR vem conduzindo, desde 2013, um protocolo experimental com o objetivo de avaliar a sustentabilidade da integração da lavoura, pecuária e floresta sem o uso de “agroquímicos”. O experimento, nesses anos apresentou resultados de que é possível produzir grãos, sem o uso de herbicidas, desde que técnicas como plantio direto na planta, aumento da densidade de semeadura entre outras sejam empregadas. Na pecuária, foram apresentadas técnicas de sobressemeadura de forrageiras hibernais sobre forrageiras perenes estivas que permitem alto desempenho dos animais e promovem pastejo durante aproximadamente 280 dias em um ano. A integração da floresta com a pecuária e a agricultura vem demonstrando o potencial de produção de energia e mitigação da emissão de gases de efeito estufa pela quantidade biomassa produzida. Além disso, a integração das árvores na pastagem vem demonstrando potencial de manutenção da pastagem perene ao longo de 10 anos de utilização em relação as áreas sem integração.  Já a integração da lavoura com a pastagem, em um sistema de rotação a cada 3 anos, confirmou importantes resultados na redução da infestação de carrapatos nos bovinos, o que reduz a necessidade de controle com produtos sintéticos diminuindo gastos e contaminação ambiental. Todos esses resultados demonstram a contribuição da ciência desenvolvida pela Aliança SIPA, na responsabilidade ambiental com produção de alimentos, energia e serviços ambientais.

Dias de campo


A Aliança SIPA realiza, anualmente, no mínimo 3 dias de campo em seus protocolos experimentais e/ou propriedades rurais de seus aliados. Até o momento, já foram realizados cerca de 30 dias de campo, com a participação de aproximadamente 8.000 pessoas. Fique ligado nos nossos próximos eventos no link de Notícias e seguindo nossas redes sociais.

Boletins e informativos técnicos

Os boletins e informativos técnicos são utilizados para difundir os resultados técnico- científicos de maneira simples e concisa para o público-alvo interessado em SIPA, constituindo uma fonte para consulta a qualquer momento para os leitores. Os boletins e informativos técnicos são escritos pelos profissionais responsáveis por gerar o conhecimento em SIPA que, por sua vez, atuam como estudantes, professores, pesquisadores e consultores dos grupos de pesquisa e das empresas componentes da Aliança SIPA. Para mais informações, consulte a nossa Biblioteca Virtual.

 

Formação de recursos humanos com atuação no ensino, pesquisa e extensão

A formação de recursos humanos, através de estágios, programas de iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado) também é um dos diferenciais da Aliança SIPA para contribuir no fomento e difusão desses sistemas de produção. Até o momento, os trabalhos de geração de conhecimento desenvolvidos já foram responsáveis pela formação direta de cerca de 150 pessoas, dentre Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Médicos Veterinários e Zootecnistas, nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esses profissionais atuam hoje nas mais diversas regiões do Brasil e do mundo, difundindo o conceito dos SIPA como sistemas de produção ímpares para a obtenção da produção sustentável de alimentos.

 

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb