Aliança SIPA recebe delegação senegalesa no Brasil junto ao Ministério das Relações Exteriores, ABC, EMBRAPA, UFPB, UFMT e UFR

Durante os dias 27 de abril a 7 de maio de 2023, uma delegação senegalesa esteve em missão de prospecção no Brasil com objetivo de conhecer na prática, técnicas e manejos da agropecuária brasileira para aplicarem no Projeto de Reflorestamento e da Grande Muralha Verde para contenção do avanço do deserto do Saara no Senegal. A missão se iniciou na cidade de Sinop, estado de Mato Grosso (MT), com visita técnicas na Embrapa Agrossilvipastoril e em algumas propriedades da região que trabalham com foco em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA).

Em seguida, no dia 29 de abril, a caravana de pesquisadores brasileiros coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE Brasil – Itamaraty) em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Aliança SIPA/GPISI, UFMT e Embrapa, junto aos senegaleses, seguiu para o estado da Paraíba (PB), em visita a estação experimental da UFPB onde se tem um núcleo de desertificação. Ainda, na cidade de São José dos Cordeiros (PB), visitaram algumas propriedades que usufruem de tecnologias de convivência com a seca, como campos de palma, plantios consorciados, palma irrigada, tanques de psicultura, caprino de corte em confinamento e caprino de leite em semi-confinamento, cisternas para captação de água entre outras.

No dia 2 de maio, chegaram à cidade de Cabaceiras (PB), conhecida como a cidade que menos chove no Brasil, onde visitaram a Fazenda Salambaia, uma fazenda que trabalha com turismo rural e ao mesmo tempo contém Unidades de Conservação da Caatinga, assim como trabalham com criação de ovinos, produção de caprinos em confinamento e semi-confinamento, produção de leite bovino, sistema de horta e frutíferas na fazenda de forma sustentável.

No dia 3 de maio, já estavam nas cidades de Carnaúbas e Boqueirão (PB), onde visitaram propriedade com sistema de mandala, com psicultura e criação de patos no centro da mandala, e frutas, verduras e forrageiras na parte externa da mandala. Também puderam visitar a propriedade do Sr. Reginaldo, que tem diversos sistemas de captação, armazenamento e tratamento de água, desde dessalinizador solar, cisterna calçadão, cisterna de água potável, tratamento de resíduos sanitários, até uma série de plantas que podem ser utilizadas como forrageiras, para  fenação e para silagem.

Depois, finalizaram o dia com uma visita na propriedade do Sr. João e Sra. Socorro, que tem sistemas de consórcios de palma com milho, gliricídia com palma, barragem subterrânea, sistemas de tratamento de água, sistema de irrigação de frutíferas, hortaliças e cisternas (tanto de água potável, quanto de calçadão). E por último, assistiram uma apresentação da Associação CASACO, de produtores da região que tem trabalhado com essas tecnologias de convivência com a seca.

A UFR em parceria com a Aliança SIPA têm contribuído com o Ministério das Relações Exteriores por meio da Agência Brasileira de Cooperação a fim de somar esforços com o Governo senegalês para levar àquele povo tecnologias que imitam a natureza e que são baseadas em processos e não puramente em insumos. Muito pode ser feito por nós brasileiros a fim de contribuir com as pequenas comunidades do Senegal para que possam ter alimentos em quantidade e qualidade para suas famílias.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb