Aliança SIPA participa de troca de experiências entre pesquisadores da Fundação MT e Rothamsted Research

No dia 11 de março, a Aliança SIPA e GPISI-UFR participaram de reunião e visita de campo exclusivas junto a Fundação Mato Grosso (MT), Rothamsted Research, Sedec, Imac, SEAF, Secitec e Empaer. Essa iniciativa foi do grupo de pesquisadores da Rothamsted Research, com o objetivo de trocar experiências em estudos com Manejo do solo e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

A reunião se iniciou no Centro de Pesquisa Dario Hiromoto (Fundação MT), localizado no munícipio de Rondonópolis-MT, onde nós e os pesquisadores da Fundação MT, apresentamos nossos Centros de Pesquisas, equipes e principais estudos em condução no Brasil. Em seguida, os pesquisadores da Rothamsted Research também apresentaram os principais estudos em condução na Inglaterra, onde está a mais antiga estação de pesquisa agrícola em operação contínua no mundo, com experimentos que possuem cerca de 180 anos consecutivos de condução, preservado até os dias atuais pela instituição.

No período da tarde, a visita de campo se iniciou na Fazenda Guarita (Rondonópolis/MT), onde está instalado o experimento “Adubação de Sistemas como alternativa para intensificação sustentável em SIPA no Cerrado”, conduzido pela Aliança SIPA e GPISI-UFR. Nesse momento o vice-diretor da Aliança SIPA, Edicarlos Damacena de Souza, apresentou os resultados das pesquisas com diferentes estratégias de adubação em Sistemas Integrados e explicou os benefícios que a reposição da adubação com fósforo e potássio na fase de pastagem, associada a adubação nitrogenada, pode trazer para os atributos de solo, produtividade animal e de soja.

Além disso, também foi enfatizada a importância do Pastoreio Rotatínuo (RN) para o aumento na eficiência do sistema. O RN é uma marca registrada da Aliança SIPA que possui a filosofia de manejo baseada no comportamento ingestivo dos animais em pastejo e não somente em alturas de entradas e de saídas do animal no pasto.

Em seguida, todos seguiram viagem para a última visita de campo no Centro de Pesquisa CAD Sul (Fundação MT), localizado no município de Itiquira-MT, onde o pesquisador MSc. Felipe Bertol, da Área de Solos da Fundação MT, apresentou o estudo de longa duração (15 anos consecutivos) com Rotação de culturas de cobertura na soja e seus benefícios na produção sustentável de alimentos.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb