Da pesquisa para as fazendas!

No dia 28 de julho de 2021, aconteceu no município de Rondonópolis/MT o 1º Encontro Técnico do Projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas), organizado pela Aliança SIPA, por meio do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO, e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e apoiado pela empresa de consultoria Soma Field.

O objetivo do evento foi promover a interação entre produtores e a universidade, incentivando a aplicação das tecnologias de baixo carbono desenvolvidas no projeto PISA, onde estiveram presentes cerca de 20 agricultores/pecuaristas.

O foco das discussões foi em Sistemas de Produção em Solos Frágeis, as quais se iniciaram no Campus da UFR após as boas-vindas da Reitora, professora Analy Castilho Polizel de Souza, seguidas da apresentação do experimento com culturas de cobertura consorciadas em diferentes níveis de diversidade, onde os produtores puderam tirar dúvidas e trocar experiências com os professores Edicarlos Damacena de Souza e Leandro Pereira Pacheco.

 

A segunda parada foi na Unidade de Excelência do IMAmt, onde do mesmo modo, os produtores puderam conhecer o experimento PISA, que envolve rotação de culturas, cultivo do algodão e consórcio em diversidade em solos arenosos com entrada de animais em pastejo.

E por fim, o diretor do IMAmt, Álvaro Salles, os cedeu as boas-vindas na sede tecnológica do instituto e apresentou as principais pesquisas em desenvolvimento dentro dos laboratórios e suas inovações na agricultura de precisão.

Em julho, haverá a segunda edição do Encontro Técnico PISA, sendo esta, com o mesmo objetivo, porém com foco em Manejo de Excelência em Pastagens, mais especificamente na fazenda Guarita.

A difusão técnica da pesquisa gerada nas Unidades de Excelência e a real aplicação nas lavouras é extremamente necessária para cumprir o seu propósito, promovendo de fato a intensificação sustentável da produção de alimentos.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb