Aliança SIPA promoveu o Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção no MT

Neste último sábado (12/06) ocorreu o Dia de campo de Sistemas Sustentáveis de Produção, que faz parte do Projeto desenvolvido pela Aliança SIPA, por meio do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção (GPISI) em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO, e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

O evento iniciou com uma cerimônia de abertura, onde contou com a participação da profª Analy Polizel, que representou a instituição UFR; do Prof. Dr. Paulo Carvalho, diretor da Aliança SIPA; e também com o Sr. Joel Strobel, representante e proprietário da Fazenda Guarita, onde se localizam alguns dos experimentos desenvolvidos pelo grupo.

A manhã foi dividida entre 4 módulos, onde foi falado não só de solo, planta e animal; como de resultados econômicos também. A mensagem deixada pelo prof. Dr. Edicarlos Damacena de Souza, vice-presidente da Aliança SIPA “efetivamente, é possível sim, produzir mais comida, na mesma área, e com a mesma unidade de nutrientes” impressionou muitos participantes, e ainda mais, quando foram apresentados os resultados das pesquisas conduzidas pelo grupo GPISI nas unidades UFR, IMAmt e Fazenda Guarita, os quais podem servir de modelo para as propriedades rurais, até mesmo onde se encontram solos “frágeis”, como os arenosos.
Os resultados são impressionantes, e comprovam que é possível produzir mais, com menos. Tanto, que recentemente o Sr. Joel Strobel relevou que pretende expandir o modelo de produção sustentável utilizado nas áreas destinadas à pesquisa, para as suas lavouras comerciais. Esse, é o futuro da produção de alimentos, vale a pena conferir!

A transmissão contou com a participação de aproximadamente 500 inscritos, sendo 51% estudantes, 20% produtores e os outros restantes divididos entre técnicos rurais. Ambos forneceram feedback muito positivo, o que elevou a expectativa para as próximas edições. Está tudo salvo no canal do YouTube do Vida Rural MT, e pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=VMPQ_p2pRiI&t=1502s

 

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb