Participação da Aliança SIPA no encerramento do Projeto PISA Norte promovido pelo SEBRAE-RS

No dia 23/02/21, a equipe da Aliança SIPA participou do evento online de encerramento do Projeto PISA Norte promovido pelo SEBRAE-RS. Entre os convidados, estavam parceiros do Juntos para Competir (SEBRAE, SENAR e FARSUL), produtores participantes do projeto, alunos, professores e pesquisadores da UFRGS.

No evento foram compartilhados resultados da avaliação de sustentabilidade do Projeto PISA Norte, realizada pela equipe do GPEP/Aliança SIPA. Todas as propriedades participantes foram avaliadas ao início (ex-ante) e ao fim (ex-post) do projeto PISA Norte, com base em uma ferramenta internacional de avaliação de sustentabilidade de sistemas agrícolas e alimentares para a agricultura familiar (SAFA Smallholders).

 

Principais resultados da avaliação:

  •  O índice médio de sustentabilidade, que considera o resultado de todas as propriedades avaliadas, encontra-se entre os níveis bom e ótimo para todos os temas de sustentabilidade descritos na ferramenta SAFA.
  • Ao fim do projeto, 86% das propriedades foram classificadas como sustentáveis.
  •  O novo conceito de manejo de pastagens (Pastoreio Rotatínuo) foi elencado pelos produtores entre os principais fatores promotores de mudanças nas propriedades rurais.
  • O projeto PISA contribui para fortalecer a produção de leite e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade da propriedade rural.

E aí, se interessou pelo assunto? Gostou da temática?

Acesse o arquivo apresentado no evento, com mais informações a respeito do PISA, da ferramenta SAFA e da avaliação do Projeto PISA Norte: https://hospedagemphp2.ufrgs.br/gpep/wp-content/uploads/2021/03/Evento-Encerramento-PISA-Norte-2021.pdf

Também deixamos o link para acessar boletim técnico que aborda esta temática:

https://www.aliancasipa.org/wp-content/uploads/2018/12/Boletim-Alian%C3%A7a-SIPA-dez-2018_compressed.pdf

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb