No dia 23/02/21, a equipe da Aliança SIPA participou do evento online de encerramento do Projeto PISA Norte promovido pelo SEBRAE-RS. Entre os convidados, estavam parceiros do Juntos para Competir (SEBRAE, SENAR e FARSUL), produtores participantes do projeto, alunos, professores e pesquisadores da UFRGS.
No evento foram compartilhados resultados da avaliação de sustentabilidade do Projeto PISA Norte, realizada pela equipe do GPEP/Aliança SIPA. Todas as propriedades participantes foram avaliadas ao início (ex-ante) e ao fim (ex-post) do projeto PISA Norte, com base em uma ferramenta internacional de avaliação de sustentabilidade de sistemas agrícolas e alimentares para a agricultura familiar (SAFA Smallholders).
Principais resultados da avaliação:
O índice médio de sustentabilidade, que considera o resultado de todas as propriedades avaliadas, encontra-se entre os níveis bom e ótimo para todos os temas de sustentabilidade descritos na ferramenta SAFA.
Ao fim do projeto, 86% das propriedades foram classificadas como sustentáveis.
O novo conceito de manejo de pastagens (Pastoreio Rotatínuo) foi elencado pelos produtores entre os principais fatores promotores de mudanças nas propriedades rurais.
O projeto PISA contribui para fortalecer a produção de leite e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade da propriedade rural.
E aí, se interessou pelo assunto? Gostou da temática?