Pecuarista deve pensar com a cabeça de um agricultor

Em entrevista ao programa Revista DBO em Focotransmitido ao vivo nesta segunda-feira (22/2), Edicarlos Damacena de Souza (Vice-diretor da Aliança SIPA) falou um pouco sobre como os pecuaristas devem pensar em relação ao planejamento da pecuária.  Segundo ele com um pouco de planejamento, a fazenda de produção de bovinos pode ter grandes resultados adotando uma ‘nova’ postura do produtor: ser mais agricultor do que pecuarista, para poder colher mais numa “lavoura de carne”.

“Alguns produtores ainda têm a visão de que produzir muito é interessante. Por isso ele deixa o pasto sobrar, porque vai entrar uma época de seca. Mas, na verdade, o que é preciso ser feito é colher eficientemente.”

Segundo o pesquisador a forma de se colher de forma mais eficiente é utilizar um manejo diferenciado do pasto. Um desses manejos é o “rotatínuo”, em que os animais permanecem nos piquetes até comerem a parte mais ‘saborosa’ e nutritiva do pasto.

Isso garante que os animais só comam o que há de melhor, o desenvolvimento passa a ser melhor. Além disso, a recuperação da planta tende a ser mais rápida, fazendo com que a rotação dos animais, entre os piquetes, seja muito mais contínua.

Confira a entrevista na íntegra no canal do You Tube do Portal DBO  e no Portal DBO 

 

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb