Você sabia que os SIPA são capazes de rapidamente aumentar o teor de matéria orgânica do solo em terras baixas?

A matéria orgânica (MO) é o compartimento centralizador dos processos que ocorrem entre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Além disso, é fundamental para a garantia da sustentabilidade da agricultura nos trópicos e subtrópicos, por ter a capacidade de reter os nutrientes que são adicionados via calagem e adubação, além de ser a principal fonte de suprimento de alguns macronutrientes essenciais, como o nitrogênio e o enxofre.
No contexto dos solos arrozeiros, localizados nas terras baixas, são comumente representados por solos arenosos, com um baixo teor de MO, devido à prática do seu revolvimento. Assim, o aumento da MO pode ser avaliado como indicador da melhoria do sistema, sobretudo por ser um importante parâmetro, altamente relacionado com a qualidade do solo.
Após quatro anos da implementação do protocolo experimental SIPAtb, o qual avalia diferentes SIPA em alternativa ao sistema tradicional de cultivo do arroz no RS, foram verificados resultados interessantes para esse atributo. Em 2017, os teores de MO de todos os SIPA foram superiores a 2013, com aumentos variando de 0,2 a 1,2%, dependendo do arranjo do sistema. Em contrapartida, no único sistema conduzido sob preparo convencional do solo e somente com a cultura do arroz, o teor de MO sofreu redução, passando de 2,0 para 1,7%. Isso demonstra a fragilidade do ambiente arrozeiro conduzido sob esse sistema tradicional de cultivo, proporcionando degradação do solo e dependendo cada vez mais do uso de fertilizantes.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb