Aliança SIPA participou de uma missão de prospecção no Senegal

No mês de fevereiro, a Aliança SIPA participou de uma missão de prospecção no Senegal, país localizado no continente africano, por meio do vice-diretor Dr. Edicarlos Damacena de Souza, junto a demais pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril e ABC – Agência Brasileira de Cooperação.

A missão surgiu em virtude da preocupação do governo senegalês com o avanço do desflorestamento, degradação dos solos e dos ecossistemas, que afetam, sobretudo, as comunidades rurais e a atividade pecuária na região. Logo, o principal objetivo será estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável na Grande Muralha Verde (GMV), que é uma iniciativa liderada pela União Africana que pretende combater os efeitos da mudança climática e a desertificação.

Para isso, atuaremos em um grupo de pesquisadores junto ao Governo do Senegal, de forma a conter o avanço do deserto do Saara para o Sul, e ao mesmo tempo, intensificar a pecuária do país por meio dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), não só nessa primeira missão de prospecção, como em outras missões que virão posteriormente.

Nas missões, levaremos nossos conhecimentos sobre os pilares conservacionistas do SIPA, como: sistema plantio direto, boas práticas de manejo, uso eficiente de insumos e utilização da pastagem em intensidades de pastejo moderadas, com o intuito de contribuir com a produção de alimentos na região.

Logo, a experiência da Aliança SIPA será o ponto chave nessa missão, haja vista que os princípios envolvidos nos SIPA possibilitam uma maior produção de alimentos, utilizando tecnologias que imitam a natureza, com menor foco em insumos e maior foco em processos.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb