Difusão de Conhecimento

Difusão do conhecimento

A difusão do conhecimento consiste na complementação da sua geração, objetivando atingir o “público alvo” final das pesquisas realizadas que, no mundo Agro, consistem em produtores rurais e estudantes das Ciências Agrárias. O objetivo é atender ao indivíduo que busca informações com um propósito definido, visando encontrar algo que possibilite alterar o seu nível de conhecimento, selecionando e processando a informação. Além disso, mais recentemente, algumas estratégias de divulgação do conhecimento gerado que visam conscientizar, a sociedade como um todo, da importância da produção de alimentos mais sustentável, vem sendo também realizadas.

Para isso, a Aliança SIPA difunde seu conhecimento através de ações, como eventos (dias de campo), boletins e informativos técnicos e formação de recursos humanos para atuação no ensino/pesquisa/extensão.

 

Dias de campo


A Aliança SIPA realiza, anualmente, no mínimo 3 dias de campo em seus protocolos experimentais e/ou propriedades rurais de seus aliados. Até o momento, já foram realizados cerca de 30 dias de campo, com a participação de aproximadamente 8.000 pessoas. Fique ligado nos nossos próximos eventos no link de Notícias e seguindo nossas redes sociais.

Boletins e informativos técnicos

Os boletins e informativos técnicos são utilizados para difundir os resultados técnico- científicos de maneira simples e concisa para o público-alvo interessado em SIPA, constituindo uma fonte para consulta a qualquer momento para os leitores. Os boletins e informativos técnicos são escritos pelos profissionais responsáveis por gerar o conhecimento em SIPA que, por sua vez, atuam como estudantes, professores, pesquisadores e consultores dos grupos de pesquisa e das empresas componentes da Aliança SIPA. Para mais informações, consulte a nossa Biblioteca Virtual.

 

Formação de recursos humanos com atuação no ensino, pesquisa e extensão

A formação de recursos humanos, através de estágios, programas de iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado) também é um dos diferenciais da Aliança SIPA para contribuir no fomento e difusão desses sistemas de produção. Até o momento, os trabalhos de geração de conhecimento desenvolvidos já foram responsáveis pela formação direta de cerca de 150 pessoas, dentre Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Médicos Veterinários e Zootecnistas, nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esses profissionais atuam hoje nas mais diversas regiões do Brasil e do mundo, difundindo o conceito dos SIPA como sistemas de produção ímpares para a obtenção da produção sustentável de alimentos.

 

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb