IV International Symposium on Integrated Crop-livestock Systems

Nos dias 07 a 10 de novembro, a Aliança SIPA organizou o IV International Symposium on Integrated Crop-livestock Systems, o III Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e o VII Encontro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Sul do Brasil, que ocorreram na cidade de Bento Gonçalves/RS.

O objetivo do evento foi criar sinergias e interação entre instituições de pesquisa e partes interessadas para compartilhar conceitos, métodos e resultados por meio de intercâmbio aberto durante e após o simpósio, buscando desenvolver conceitos de sustentabilidade agrícola e criar oportunidades para a disseminação conceitual acelerada de sistemas agrícolas sustentáveis.

Foram mais de 30 palestrantes renomados nas diferentes temáticas, sendo elas: Sistemas, Solo, Planta, Animal e Componente Humano. Na sessão Sistemas foram abordados temas como a visão da FAO em relação aos SIPAs, como os SIPAs corroboram para as temáticas atuais de mudanças climáticas, produção de alimentos seguros e a plasticidade e resiliências destes sistemas. Na sessão Solos as temáticas foram voltadas à eficiência no uso de nutrientes em SIPAs, a mudanças que estão sendo observadas nos solos em nível mundial, brasileiro e especificamente nos solos do Cerrado brasileiro. Na sessão Planta foram abordados sistemas de produção alagados, a diversificação de sistemas de sequeiro, além dos sistemas que envolvem o componente arbóreo e a importância da diversidade funcional nos sistemas integrados. Pecuária leiteira, de corte e de pequenos ruminantes foram abordados na sessão Animal juntamente com a produção de carne carbono zero no Brasil. Na sessão Componente Humano, as temáticas abordadas foram relacionadas ao planejamento dos SIPAs, consultorias, extensão rural e as experiências bem-sucedidas de projetos de extensão rural que priorizam os SIPAs realizados no Brasil.

O evento foi encerrado com um dia de campo, onde os participantes puderam ver in loco o resultado de um dos projetos apresentados durante o evento.

Agradecemos a todos que participaram conosco desta experiência.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb